domingo, 14 de janeiro de 2007

FAVORITOS V

DESDE AS NOVE
Meia noite e meia. Depressa passou o tempo
desde as nove quando acendi a luz
e sentei-me aqui. Estava sentado imóvel
e sem falar. Com quem iria conversar
eu sozinho nesta casa.
A imagem do meu corpo jovem,
desde as nove quando acendi a luz,
chegou e me encontrou, e lembrou-me
de pequenas alcovas perfumadas
e o prazer já passado – que ousado prazer!
E trouxe outra vez diante meus olhos
ruas que agora já não reconheço,
lugares cheios de vida que desapareceram
e teatros e bares que uma vez existiram.
A imagem do meu corpo jovem
veio e trouxe-me a tristeza;
lutos de família, despedidas;
saudades dos meus, saudades
tão pouco sentidas dos mortos.
Meia noite e meia. Como passou o tempo.
Meia noite e meia. Como passaram os anos.
(Cavafis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...